terça-feira, 22 de setembro de 2009

Analfabeta em Populismo!!


Há algumas semanas, se viessem me perguntar alguma coisa sobre Populismo, o surgimento do Populismo, o Populismo no Brasil e derivados, eu, sinceramente, não saberia responder bulhufas. Admito ainda ser analfabeta em muitos conhecimentos, mas eu estava passada à ferro quanto Populismo, não tinha conhecimento de nada, acho que já vi em algumas aulas de história do ensino médio. Mas, sabe, apenas vi, corri os olhos sobre alguma coisa e nem dei a importância devida.

Aluna de Ciências Sociais que sou, querendo me formar e ter especialização em Ciências Politicas, nem consigo levantar a cabeça quanto a isso; de fato eu já deveria estar sabendo há tempos sobre o que pelo menos é/foi esse fenômeno. Mas, vamos lá, quero continuar com aquela ideia de que ninguém nasce sabendo, e de que ninguém entra na faculdade e fica prestes a concluir um curso sem saber de muita coisa. (risos) Né?

Isso remete não só a mim, mas a muitos alunos de CSO (lê-se Ciências SOciais) estão ali naquele curso sabe-se lá Deus o porquê, sabe-se lá o que se estuda, porque estuda e como estuda; quem sabe pelo simples fato de ocupar uma cadeira na Universidade, - aquele bom e velho papo de : eu sou um Universitário-. Preocupa-me então, o rumo pelo qual essas Ciências andam tomando, pra que lado estão indo, que rumo estão tendo. Seriamos nós os culpados pela Educação que nós mesmos recebemos?

E se, com nossa voz, estudantes de fé que ao menos deveriamos ser, saissemos às beiras e eiras gritando por nossa educação melhorada? E se, ainda nós mesmos, nos remetecemos aos livros que estão nos esperando nas Bibliotecas por ai a fora (elas ainda existem) e começassemos a malhar nossas cabeças? Se tomassemos a iniciativa de, nós mesmos, agir por contra própria para o nosso futuro? No fim, todos (inclusive eu), acabam colocando a culpa no Sistema, a culpa no Governo, a culpa no professor de Antropologia, de Sociologia, de Politica, a culpa no vizinho pelo barulho da banda sem futuro que o mesmo insiste em ensaiar ( pois é, fato), ou até mesmo a culpa na internet. E nunca, a culpa em nós mesmos.

Sabe, eu to começando a agir assim, me culpando sempre das mazelas que não andam em minha vida, das coisas improdutivas de minha existência, pra ver se pelo menos eu mesma faça com que as coisas andem, e que eu pare com as falações de sempre; as mesmas, usadas por muito em muitas décadas e comece a agir, em comunhão e, às vezes, em senso comum comigo mesma!


No fim, tudo há de dar certo. Se não, 'a canção não está perdida... tente outra vez' !!!



ps: só pra constar, já sei de que se trata o Populismo!!! (risos)

2 comentários:

  1. MAIS UM ARTIGO QUE DEMONSTRA A CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E GRANDE INTELIGÊNCIA DE ISABELA, PARABÉNS PELA PERFEITA ABORDAGEM, CONCORDO, PLENAMENTE, COM SUA PERSPECTIVA, ABRAÇÃO!!

    ResponderExcluir