quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Onde está Belchior! [?]


"A minha alucinação é suportar o dia a dia
E meu delírio é a experiência com coisas reais."

Antônio Carlos Gomes Belchior, mais conhecido como Belchior, o poeta dos adolescentes virou manchete de jornal por todo o mundo com a notícia de seu desaparecimento. Recentemente em matéria pubicada no Fantástico, a família alega que Belchior está sumido há quase dois anos.
Aqui, nessa minha pseudo-matéria sobre o cantor, não quero deixar nem explicações nem informações sobre o paradeiro ou sumiço dele (qualquer dúvida, joga no google). Mas, sim falar desse 'rapaz latino-americano'. Venho a acreditar que, se não fã, mas todos já ouviram uma canção de Belchior e pararam pra pensar o quanto nossas vidas nos remetem, simplesmente, a nós mesmos.
Sou amadora nas formalidades jornalísticas, e não quero aqui levantar altos sobre a questão de seu sumiço, repito. Mas, será que Belchior não sumiu porque quis?! Será que ele estava cansado desse mundo que estamos criando pra nós mesmos, dessas futilidades de todo o dia, da rotina que, quem sabe, não o fazia feliz e pronto, picou a mula. Me faço essas perguntas porque, a família, só depois de muito tempo é que veio "espalhar" na mídia seu sumiço, e parecia um tanto tranquilizada.
Mas, 'um rapaz delicado e alegre' como ele, com praticamente mais de12 albuns gravados, poeta dos anos 70, sumir assim, de fato ele tinha alguma razão para tanto. E se tinha, qual seria?! Temos em nós vontades e desejos guardados a ponto de explodir como uma bomba e de praticá-los como atos inconstantes.
O que me entristece é não ter podido, ainda, ir ao show do Poeta dos adolescentes. Mas por enquanto estou aqui, "pirando nas canções", publicando no orkut, twitter, blogger's, flog's e afins a distração de Belchior, suas férias prolongadas e sem horário nem data marcada pra voltar. E, quem sabe quando voltar, chegue cantando À Palo Seco.

(...)

"Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava
De olhos abertos lhe direi: amigo
eu me desesperava.
Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 73
Mas ando mesmo descontente
Desesperadamente eu grio em portugês:

Tenho 25 anos de sonho e de sangue
E de América do Sul
Por força desse destino
O tango argentino
Me vai bem melhor que o bluess.
Sei, que assim falando, pensas
Que esse desespero é moda em 73
E eu quero que esse canto torto,
Feito faca, corte a carne de vocês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário